Pecuaristas dos municípios de Manaquiri e Boa Vista do Ramos são beneficiados com suplemento alimentar animal

O suplemento entregue pelo Governo do Estado vai amenizar impactos causados pela enchente

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Produção Rural (Sepror), entregou, ontem (22/10), em Manaquiri (a 60 quilômetros de Manaus), e neste sábado (23/10), na Comunidade São Benedito do município de Boa Vista do Ramos (distante 271 quilômetros da capital), suplemento alimentar composto de farelo de soja e sal mineral (Phos 40) para criadores de gado afetados pelo período de cheia dos rios.

A entrega dos insumos tem o objetivo de diminuir o impacto causado pela enchente, uma vez que os animais foram bastante afetados pela falta de alimento, e esse suplemento é enriquecido com proteínas, garantindo a qualidade de vida dos animais.

Os municípios receberam um total de 1.660 sacos de farelo de soja e 664 sacos de sal mineral, entregues a 141 pecuaristas dessas regiões de várzea atingidas pelo fenômeno natural, que causa a falta de pastagem adequada para os animais e prejudica o seu desenvolvimento.

Cada pecuarista recebeu dez sacos de 50 quilos de farelo de soja, e quatro sacos de 30 quilos de sal mineral.  Isso representa aproximadamente nove toneladas de insumos bovinos, destinados a esses pequenos produtores. O valor de investimento é de aproximadamente R$ 3 mil por pecuarista.

Para o secretário executivo adjunto de Política Agrícola, Pecuária e Florestal da Sepror, Airton Schneider, o compromisso da gestão é de manter esse serviço de assistência para os pecuaristas, com a entrega desses insumos para que continuem o trabalho de criação de bovinos, além de garantir o cuidado e a saúde do gado.

“Essa ação busca levar ajuda ao pequeno pecuarista que teve sua propriedade alagada e, consequentemente, sua criação comprometida devido à grande cheia. Esses insumos doados pelo governo vão minimizar o impacto desse fenômeno, ajudando na alimentação do rebanho, até que o pasto seja totalmente recuperado”, afirmou o secretário

Beneficiados – O Governo do Estado, através da Sepror, investe cada vez mais em projetos que reafirmam o compromisso com o produtor rural e as ações do Governo já mudaram a vida de muitos produtores, segundo destacou o pecuarista, Sóstenes Pereira, proprietário do Sítio Nova Esperança, no município de Manaquiri.

“Nós tivemos uma grande cheia e perdemos nossas pastagens, porque a correnteza levou, perdemos alguns animais e esse insumo chegou em boa hora para complementar o alimento do gado. Quero agradecer ao governador por ter se lembrado de nós, pequenos pecuaristas da área do interior por esta ação de hoje”, disse o pecuarista.

Para ter direito ao suplemento alimentar, o pecuarista precisa estar em um município afetado pela cheia, reconhecido em estado de emergência e que esteja sendo atendido pelo projeto prioritário do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam), com um cruzamento do banco de dados da Agência de Defesa Agropecuária e Florestal do Estado do Amazonas (Adaf), ter carteira de produtor e possuir plantel de bovídeos de até 25 animais.

Importância do suplemento – O gado criado nas várzeas, durante o período das cheias, teve que ser transportado para a terra firme, onde encontram pastagens formadas de capins. Com a diminuição das chuvas, as pastagens de terra firme vão reduzindo e secando. Neste período, o criador tem que fornecer ração para a suplementação alimentar do rebanho.

A suplementação aumenta a produção de carne e leite, melhora a saúde do rebanho e diminui a mortalidade, suprindo as deficiências das pastagens. O sal mineral fornece, além do cloreto de sódio (sal branco), cálcio, fósforo, cobre, manganês, zinco, cobalto, Iodo e enxofre.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *