Prefeitura de Manaus garantiu segurança sanitária da população durante jogo Brasil X Uruguai

A Vigilância Sanitária da Prefeitura de Manaus (Visa Manaus) atuou para garantir a segurança sanitária da população que compareceu à Arena da Amazônia, na noite desta quinta-feira, 14/10, para assistir ao jogo entre Brasil e Uruguai, como parte das eliminatórias para a Copa do Mundo de Futebol Fifa Catar 2022, que teve a vitória brasileira de 4X1. Os serviços de venda de alimentos e bebidas, as ambulâncias e equipamentos hospitalares disponibilizados para socorro médico dentro da arena, os banheiros, a oferta de álcool em gel, as instalações elétricas e outros itens fundamentais para a proteção e bem-estar dos participantes atenderam de forma satisfatória às exigências sanitárias.

A secretária municipal de Saúde, Shádia Fraxe, que esteve presente ao jogo e apoiou as ações da Visa Manaus, agradeceu os esforços da equipe para que o evento se tornasse uma realidade. “Sem o trabalho desenvolvido pela Vigilância Sanitária Municipal, que vem atuando desde que o jogo foi acordado pela Prefeitura de Manaus, não teríamos presenciado as cenas de alegria, de união familiar e de total tranquilidade que presenciamos na Arena da Amazônia”, afirmou.

Com servidores de três gerências mobilizados para participar do evento, o Departamento de Vigilância Sanitária, vinculado à Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), fez um trabalho principalmente preventivo, de inspeção sanitária nas dependências da arena e nos serviços contratados para atender ao público e às delegações das duas seleções.

Desde o mês de setembro, os preparativos para o jogo demandaram várias reuniões no Centro Integrado de Comando e Controle (CICC), junto aos outros órgãos envolvidos na realização do evento  – Semsa, Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM), Fundação de Vigilância em Saúde Drª Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP) e Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU), entre outros -, bem como visitas técnicas e ajustes, que levaram à adequação integral da Arena da Amazônia às normas de segurança sanitária exigidas para eventos de grande porte.

O diretor da Visa Manaus, Ewerton Wanderley, avaliou como positiva a participação do órgão no evento. “É motivo de grande orgulho para a equipe Visa Manaus o ótimo resultado alcançado nos aspectos de segurança sanitária nessa ocasião. Os servidores da Semsa foram incansáveis na inspeção e prestação de orientações, para que tudo corresse bem”, afirmou.

“O prefeito David Almeida e a secretária Shádia Fraxe nos incumbiram dessa missão de grande responsabilidade, que foi oferecer um evento esportivo dessa magnitude com conforto, segurança e tranquilidade, um feito que se torna ainda mais relevante por acontecer na sequência da maior pandemia que a cidade, o país e o mundo inteiro já enfrentaram”, concluiu o diretor.

Desafios antes e durante o jogo

Os gerentes que coordenaram as ações de inspeção e orientação na arena, também elogiaram o sucesso do evento e o trabalho dedicado da equipe, para garantir a segurança sanitária de todos os envolvidos.

Para Ricardo Celestino, da Vigilância de Produtos (GVPRO), foram vários desafios enfrentados no calor do momento. “Nossos servidores inspecionaram os pontos de venda de alimentos e bebidas dentro da arena, e os serviços de bufê, que atenderam às delegações das duas seleções. Tivemos de garantir que, nessa situação, onde há um grande fluxo de pessoas e atividades, as normas sanitárias não fossem desrespeitadas, e não houvesse risco de as pessoas ingerirem alimentos cujo manuseio comprometido ameaçasse a sua saúde”, explicou.

Já para a gerente de Vigilância de Serviços (GVSER), Alessandra Fonseca, a atenção foi dada aos equipamentos de saúde disponibilizados para atender ao público e às seleções. “Coube à nossa gerência verificar as ambulâncias, as instalações dos serviços de saúde e a presença de todos os aparelhos necessários para oferecer o atendimento aos presentes. Nossa atuação, como a de toda a Visa Manaus nesse evento, foi sobretudo preventiva, para evitar problemas, mas também tivemos servidores à disposição durante o jogo, para assegurar o cumprimento dos protocolos sanitários e prestar orientações”, contou.

Outra gerência envolvida nos preparativos do jogo, a de Engenharia Sanitária (GENGS), cuidou sobretudo do pré-evento, avaliando as condições sanitárias na estrutura da arena, que iam desde o estado de manutenção dos banheiros à presença de dispensadores de álcool em gel, passando pela integridade das instalações elétricas. “Fizemos nossa parte, para que a população de Manaus pudesse desfrutar desse momento especial, de recomeço, reunião e amor ao esporte. Graças ao conhecimento técnico e ao comprometimento das equipes da Visa, o público e as seleções tiveram como maior preocupação apenas aproveitar ao máximo”, concluiu o gerente Orleilson Cavalcante.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *