Escolas estaduais promovem atividades em alusão à Semana Nacional do Trânsito

Iniciativas buscam desenvolver a conscientização sobre cuidados básicos que motoristas e pedestres devem seguir nas ruas

A Escola Estadual Juracy Batista Gomes e a Escola Estadual de Tempo Integral (EETI) Roxana Pereira Bonessi realizaram, na quarta (22/09) e na quinta-feira (23/09), respectivamente, atividades em alusão à Semana Nacional do Trânsito. As iniciativas buscam desenvolver nos estudantes a conscientização sobre os cuidados básicos que motoristas e pedestres devem seguir no trânsito.

Na Escola Estadual Juracy Batista Gomes, a agente de trânsito Fabiane Nogueira; o chefe de Divisão Norte, Jorge Naranjo; e o agente motociclista Sales Souza; foram os responsáveis por desenvolver com 120 alunos as noções de trânsito. Na ocasião, os palestrantes falaram sobre o uso da faixa de pedestre, a importância do cinto de segurança e para que serve o semáforo, dentre outros temas.

“Para nós, como profissionais do trânsito, é sempre uma honra estarmos compartilhando um pouco do nosso conhecimento, principalmente com crianças que, nesta fase, conseguem fixar as informações de forma mais rápida. A criança segue exemplos, logo, ao conhecer a legislação de trânsito e as regras básicas, ela leva isso para a vida adulta e se torna um cidadão mais consciente e um condutor mais responsável”, disse Fabiane.

De acordo com a administradora escolar, Lorena Brasil, o evento instigou a curiosidade dos estudantes, que se sentiram muito estimulados com a palestra.

“Acredito que as noções de trânsito serão úteis para que, quando estiverem indo ou voltando da escola, eles possam ter atenção para tornar o ir e vir mais seguro. Além disso, as crianças interagiram com a agente de trânsito que deu a palestra, fizeram questionamentos sobre o semáforo e outras perguntas. Por isso, espero que, a partir de agora, sejam conscientes da importância do cumprimento das regras, a fim de preservar vidas”, explicou.

Apresentação cultural – Na EETI Roxana Pereira Bonessi, o evento contou com a participação das equipes docente e pedagógica, alunos e demais funcionários, tendo início com a exposição dos trabalhos realizados pelos estudantes do 2º ano do Ensino Fundamental, como murais, maquetes e cartazes explicativos das normas de segurança no trânsito, e uma performance com dança e música.

Em seguida, os alunos e professores da Sala de Recurso apresentaram uma dramatização simulando situações e experiências do trânsito. A atividade teve como finalidade conscientizar estudantes, educadores e funcionários quanto à segurança na locomoção de automóveis e pedestres, para que o trânsito se torne mais seguro.

“Considero a atividade de extrema relevância, porque precisamos tornar o trânsito mais seguro e passar orientações corretas às crianças, sobre, por exemplo, o significado de cada placa. Foi um momento de aprendizado, uma aula extra”, acrescentou a gestora Eliany Campos de Brito Carvalho.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *