Ipat e Centro de Detenção Feminina recebem novas ações para emissão de RG

Documento proporciona cidadania e dignidade aos reeducandos do sistema prisional

Na manhã desta quinta-feira (16/09), a Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap) realizou uma nova ação para emissão do Registro Geral (RG) dos reeducandos e reeducandas de Manaus. Desta vez, as unidades beneficiadas foram o Instituto Penal Antônio Trindade (Ipat) e o Centro de Detenção Feminina (CDF), ambas localizadas no ramal do Km 08 da BR-174 (Manaus-Boa Vista).

Ao todo, 27 internos do Ipat e oito detentas do CDF puderam emitir tanto a primeira quanto a segunda via do documento de identificação, totalizando 35 beneficiados. A ação foi coordenada pelo Departamento de Reintegração Social e Capacitação (Deresc) e é fruto de uma parceria com o Instituto de Identificação Aderson Conceição de Melo (IIACM), vinculado à Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM) e empresas cogestoras.

A chefe do Deresc, Keyla Prado, ressalta a importância de se realizar regularmente as ações para a emissão do RG nas unidades prisionais. De acordo com ela, com o documento em mãos, os internos se sentem motivados a mudar de vida.

“Muitos detentos entram no sistema prisional sem possuir seu documento de identificação, e essas ações chegam aqui para proporcionar a eles a chance de ter o documento. Com ele, os reeducandos podem participar dos programas de ressocialização ofertados pela Seap, como o Conhecimento que Liberta e o Trabalhando a Liberdade, e assim remir sua pena mais rapidamente e voltar à sociedade com uma vida diferente”, disse Keyla.

Continuidade – No final deste mês, a ação para emitir o RG alcançará os apenados do regime semiaberto. Em outubro, os Centros de Detenção Provisória de Manaus 1 e 2 (CDPMs 1 e 2) e a Unidade Prisional do Puraquequara (UPP) receberão a programação. Em novembro, será realizado o último mutirão do ano no CDF.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *