Campanha contra a Covid-19 em Manaus vacinou quase 18 mil pessoas em pouco mais de duas horas neste sábado

Os 50 pontos de vacinação da Prefeitura de Manaus atenderam na manhã deste sábado, 14/8, mais de 18 mil pessoas para receber a imunização contra a Covid-19. Desde a última sexta-feira, a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), responsável pela organização e operacionalização da campanha na capital, ampliou a imunização para os adolescentes de 12 a 17 anos, alcançando, dessa forma, toda a população vacinável na cidade. Manaus é uma das primeiras capitais brasileiras a atender a todos os grupos prioritários definidos pelo Ministério da Saúde e poder vacinar os jovens.

Desde 9h, quando começaram os atendimentos, a Semsa registrou uma grande movimentação em todos os pontos. Nos locais onde foi possível, a coordenação ampliou os espaços de espera para melhor acomodar o público. A secretária da Semsa, Shádia Fraxe, acompanhou a movimentação nos pontos. “Temos uma estrutura bem organizada em todas as zonas da cidade, preparada para atender  toda a população que precisa tomar a vacina. Entendemos que a vacina é a forma mais segura para que possamos sair dessa pandemia. Por essa razão, o prefeito David Almeida tem dado todo o apoio necessário ao trabalho das equipes de vacinação e de todo o pessoal envolvido direta e indiretamente nessa campanha”, disse.

O estudante Francisco Guerra, de 14 anos, contou que estava bastante ansioso para tomar a vacina e chegou cedo ao Centro de Convenções Vasco Vasques. “Eu quase nem dormi direito, de tanta ansiedade, porque sei que essa é uma proteção para mim e para a minha família. É um vírus, e a gente não sabe o que pode acontecer. Mas já tomei a primeira dose e agora vou esperar a segunda”, contou.

A Semsa reforça que a vacinação contra a Covid-19, tanto para os adolescentes como para o público de 18 anos e remanescentes dos grupos prioritários que ainda não tenham tomado a primeira dose, além dos que já precisam receber a segunda dose, não será somente hoje. Quem preferir ou não puder ir aos postos neste sábado, pode se vacinar em qualquer dia da próxima semana.

“Não é necessário correr para os postos. A campanha seguirá aberta até que todos estejam com o ciclo vacinal completo. Temos vacinas para primeira e segunda dose. O Ministério da Saúde está enviando as doses com uma boa frequência e não há risco de faltar. Nossa população pode ficar tranquila”, assegurou a secretária da Semsa.

O atendimento nos pontos de vacinação neste sábado irá até às 17h. Além dos quatro pontos estratégicos já conhecidos pela população – shopping Phelippe Daou e Studio 5 (para pedestres), sambódromo (apenas drive-thru), e Sesi (para pedestres e drive-thru) -, está havendo vacinação no Centro de Convenções Vasco Vasques e em mais 42 Unidades Básicas de Saúde (UBS) e três escolas da rede pública. Os endereços podem ser consultados nas redes sociais da Semsa (@semsamanaus, no Instagram, e Semsa Manaus no Facebook) e no site da secretaria, por meio do link https://bit.ly/2VLGy15.

Documentos

Quem tem acima de 18 anos e vai tomar a primeira dose deve apresentar um documento de identidade original com foto, CPF e um comprovante de residência com cópia. Para a segunda dose, o documento de identidade, CPF e o cartão de vacinação.

Os adolescentes devem ir acompanhados dos pais ou de uma pessoa maior de 18 anos, levando um documento original com foto e, caso não sejam pais, assinando uma declaração no verso do comprovante de residência.

Também é obrigatório apresentar documento de identidade ou certidão de nascimento, CPF ou Cartão Nacional do SUS (CNS) e um comprovante de residência (com cópia). O adolescente que não tenha o CPF nem o Cartão SUS pode solicitar a emissão deste último na própria UBS.

A Semsa orienta que seja feita a inclusão prévia dos dados pessoais na plataforma Imuniza Manaus, no link https://imuniza.manaus.am.gov.br para facilitar o atendimento nos postos, e que, antes de ir a um ponto, consulte o “Filômetro” para verificar o movimento nesses locais (bit.ly/filometrovacina).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *