Prefeitura de Manaus realiza feira de ciências sobre meio ambiente em centro de educação infantil

Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), realiza até esta quinta-feira, 29/7, a IX Feira de Ciências do Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Olavo Bilac, localizado no bairro Flores, com o tema ‘Meio ambiente: cuidando e preservando na era digital’. A iniciativa tem o objetivo de desenvolver as habilidades das crianças, principalmente, a linguagem oral, compartilhar aprendizados, além de alinhar a tecnologia como instrumento de ensino e aprendizagem dos alunos.

De modo criativo e lúdico, com a exposição de estandes, adereços, maquetes e figurinos, os alunos realizaram as apresentações dos temas, conforme a divisão dos dias das aulas presenciais. A ação contou com a presença da comunidade e pais ou responsáveis. 

A professora Hellen Cristina Almeida, gestora da unidade de ensino, comentou sobre como a atividade contribui para o desenvolvimento dos estudantes. 

“Os temas foram pensados de acordo com a faixa etária das crianças justamente para desenvolver ao máximo todas as habilidades e competências, assim as crianças aprimoraram desde a escrita até a linguagem, o lado artístico com músicas e habilidades manuais, porque envolvemos pintura, artesanato e reciclagem dos brinquedos, além de conseguirmos envolver as famílias”, comentou.

A professora do 1° período, Norma Castro, que coordenou as atividades sobre o tema 5S (Seiton, Seiri, Seiso, Seiketsu e Shitsuke), que significam os sensos de utilização, arrumação, limpeza, padronização e disciplina, explicou como o conteúdo abordado trouxe benefícios aos alunos.

“As crianças receberam esse tema com muita propriedade, porque internalizaram como organizar suas mochilas, aprenderam sobre o que utilizar em cada momento de suas atividades diárias, entenderam sobre a padronização da organização de sua casa, além de propiciar a criação do senso de disciplina em relação ao horário. Portanto esse tema beneficiou na criação de bons hábitos dos alunos”, pontuou.

Entre um dos talentos desta feira de ciências está a aluna Caroline Souza, 6 anos, do 2° período, que realizou diversas apresentações de ginástica artística. Para a mãe da aluna, a lojista Adriele Souza, a feira de ciências é uma ótima iniciativa.

“Atividades como esta aprimoram ainda mais o que ela já sabe, como a comunicação e a ginástica, e também aproximam os pais deste ambiente escolar”, frisou. 

Conteúdos


Os alunos abordaram os seguintes temas em suas exposições: animais em extinção, água e o seu consciente, reciclagem, desmatamento e queimadas, benefícios das plantas medicinais, alimentação saudável, poluição dos rios, curiosidades sobre o ar e energias renováveis. 

O evento seguiu todos os protocolos de segurança e prevenção à Covid-19. A fase de pesquisa e conhecimento dos conteúdos foi realizada durante o período das aulas do ensino remoto.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *