Moura Tapajóz recebe visita de equipe técnica do Ministério da Saúde

A maternidade Dr. Moura Tapajóz, da Prefeitura de Manaus, localizada no bairro Compensa, zona Oeste, recebeu na manhã desta quinta-feira, 15/7, equipes das áreas técnicas de Saúde da Mulher e Saúde da Criança do Ministério da Saúde. O grupo visitou as instalações da unidade com o objetivo de avaliar o espaço e o serviço e verificar as necessidades de apoio financeiro e de qualificação para a maternidade.

Durante a visita, guiada pela diretora da maternidade, enfermeira Núbia Cruz, a equipe conferiu os leitos de pré-parto, parto e pós-parto imediato (chamados PPP), onde a parturiente pode vivenciar todo o processo do parto no mesmo local, com a mesma equipe, e também conheceu o primeiro leito preparado especialmente para as pacientes indígenas que chegam à unidade. A equipe conheceu todos os demais setores e serviços da maternidade, que incluem a Unidade de Terapia Intensiva Neonatal, o acolhimento, o posto de coleta de leite humano, a enfermaria Canguru e o Serviço de Atendimento às Vítimas de Violência Sexual (Savvis).

“Sabemos que Manaus acabou de sair de uma crise muito triste com a pandemia e estamos visitando e colhendo informações para saber o que, por meio do Ministério da Saúde, podemos fazer para apoiar. Foi uma grande surpresa ver como a Moura Tapajóz está tão bem organizada e estruturada. Ficamos muito felizes ao ver que a maternidade está tão linda e bem cuidada”, destacou a enfermeira obstetra e técnica da coordenação da área de Saúde da Mulher do Ministério da Saúde, Liliane Augusto.

A consultora técnica da Coordenação Geral de Saúde da Criança e Aleitamento Materno do Ministério, Luiza Machado destacou a dedicação da equipe da Moura Tapajóz. “Realmente fiquei encantada com o que vi. Além do ótimo espaço, o que mais me impressionou na maternidade foi o domínio que toda equipe técnica e clínica demonstrou sobre o conhecimento do serviço. É muito importante para o usuário que todos tenham esse domínio e que o atendimento seja padrão”, avaliou.

A diretora Núbia Cruz salientou que, como detentora do selo Iniciativa Hospital Amigo da Criança (IHAC), selo de qualidade conferido pelo Ministério da Saúde, a Moura Tapajóz realiza cursos periódicos, para garantir o ajuste das práticas e o fortalecimento das ações.

“A Moura Tapajóz tem uma grande vantagem em relação a outras instituições, que é a existência do vínculo dos profissionais com a maternidade. O vínculo garante que o trabalho que está sendo realizado agora, todas as nossas capacitações, sigam garantindo a evolução dos processos de trabalho com o passar dos anos. É um legado de cuidado e de qualificação que ficamos muito felizes em deixar para as futuras gerações”, explicou a diretora.

Também participaram da visita, pelo Ministério da Saúde, a coordenadora-geral dos Ciclos de Vida e diretora substituta do Departamento de Ações Programáticas Estratégicas, Lana de Lourdes Aguiar Lima; e a médica ginecologista e obstetra e técnica da Coordenação Geral dos Ciclos de Vida, Iracema Correia Veloso.

A equipe do Ministério da Saúde seguirá visitando maternidades em Manaus na tarde desta quinta e também nesta sexta-feira,16. Para esta quinta-feira, estavam previstas no roteiro as maternidades Ana Braga, no São José Operário, zona Leste; e Dona Nazira Daou, na Cidade Nova, zona Norte. Na sexta-feira, receberão a equipe as maternidades Dona Lindu, em Adrianópolis, zona Centro-Sul; e Balbina Mestrinho, na Praça 14 de Janeiro, zona Sul.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *