SES-AM realiza Encontro Estadual da Saúde da Criança

A Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM), por meio da Secretaria Executiva Adjunta de Política em Saúde (Seaps), realiza, na quinta-feira (15/07), o Encontro Estadual de Saúde da Criança, com o tema “Alinhamento das ações de saúde da criança nos municípios”. O evento acontece de forma virtual, com transmissão ao vivo pelo YouTube do Núcleo Telessaúde Estadual do Amazonas (www.youtube.com/telessaudeamazonas) e pelo programa IPTV (canal telessaude-am).

Durante o evento serão discutidas as diretrizes e estratégias públicas da Política Nacional de Atenção Integral à Saúde da Criança (PNAISC), além da elaboração do plano de ação para a implantação do PNAISC nos municípios.

O evento inicia, às 8h30, com a abertura da gerente de políticas estratégicas do Departamento de Atenção Básica e Ações Estratégicas (Dabe) da SES-AM, Sandra Cavalcante, seguido pela apresentação Política Nacional de Atenção de Saúde da Criança, ministrada pela coordenadora estadual de saúde da criança, Rhamilly Amud Karam.

Também haverá a webpalestra da pediatra e membro da Sociedade Brasileira de Pediatria, Rossiclei Pinheiro, e da coordenadora da Saúde da Criança de Manaus, Ivone Amazonas, para definir o tema e as ações da  Semana Mundial de Aleitamento Materno (SMAM) e Agosto Dourado.

“Será um evento muito importante para que possamos avançar na implantação de estratégias públicas voltadas para a saúde da criança com base nas diretrizes do plano nacional, então é primordial a participação dos municípios, dos profissionais que trabalham com saúde da família para que ao final todos os municípios estejam com seus planos de ação elaborados”, destacou a coordenadora estadual de saúde da criança.

Durante o evento será iniciado o Curso de Atenção Integral à Saúde da Criança voltado para os profissionais que atuam na Estratégia Saúde da Família dos 62 municípios do Amazonas. O curso visa o fortalecimento dos eixos temáticos para o cuidado da criança, articulando as ações de saúde em todos os níveis de atenção.

O curso será ministrado em sete módulos, abrangendo as estratégias públicas de atenção à saúde da criança, especialmente os eixos da PNAISC; as atribuições dos profissionais da atenção básica nesta ação programática e os indicadores de saúde para o monitoramento e avaliação das ações desenvolvidas.

O curso terá duração de dois meses, com aulas a cada 15 dias e ao final de cada módulo os participantes recebem certificação. A programação das aulas será disponibilizada durante o evento.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *