Prefeitura de Manaus beneficiou artesãos com feira itinerante de artesanato no Mês do Trabalhador

Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal do Trabalho, Empreendedorismo e Inovação (Semtepi), realizou várias edições da Feira de Artesanato Itinerante, como parte da programação do “Mês do Trabalhador”, com o objetivo de oferecer espaço e estrutura para exposição e venda dos produtos de artesãos locais cadastrados no órgão. O objetivo foi de reforçar a renda de famílias em Manaus que pertencem a essa classe trabalhadora que também foi afetada pela pandemia.

Participaram um total de 100 artesãos de diferentes segmentos. Os dias de comercialização dos produtos expostos resultaram em uma renda aos participantes de cerca de R$ 20 mil. Os produtos apresentados puderam ser comercializados, o que evidenciou a importância desses profissionais para a economia e sustentabilidade da região.

Idealizadas pelo Departamento de Economia Solidária e Criativa da Semtepi, as ações foram levadas para dentro das fábricas do Distrito Industrial e também para centros comerciais visando aproximar artesãos de empresários locais e também da sociedade. Como parte da programação, foram realizadas exposições e feiras de artesanato nos shoppings Ponta Negra e São José e nas empresas Philco Eletrônicos e Oxibike.

Segundo Sidney Nunes Magalhães, diretor do Departamento de Economia Solidária e Criativa, as feiras têm sido importantes para os artesãos, que estão movimentando sua renda, fazendo divulgação de suas peças e praticando o networking.

“Estamos concluindo o mês de maio com atendimento de aproximadamente 20% dos artesãos que estão cadastrados no nosso sistema. Nas exposições houve um faturamento de cerca de 20 mil reais, uma significativa geração de renda para essa categoria que foi muito penalizada por essa pandemia. E no mês de junho o trabalho continua”, explica.

As feiras itinerantes servem para desenvolver o segmento de artesanato e gerar movimento na economia por meio dos produtos comercializados. O departamento conta com mais de 500 artesãos cadastrados e a Semtepi pretende viabilizar a participação dos mesmos em outras atividades.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *