Dermatologista separa 7 dicas de cuidados para a pele no inverno

As temperaturas baixas indicam que o inverno está se aproximando. O clima mais ameno e seco, típico da estação, acaba afetando a integridade da pele e demandando cuidados específicos. 

“Nessa estação, tanto o rosto quanto o corpo costumam ficar mais ressecados”, afirma a dermatologista Karla Lessa. “Além disso, transpiramos e produzimos menos sebo nesse período, o que leva a uma redução do manto lipídico. Com o enfraquecimento dessa barreira, as consequências são coceiras, irritação, descamação e até fissuras, se a pele não for devidamente tratada.”

A médica aponta sete dicas valiosas de cuidados para a pele no inverno. Anote e inspire-se:

1 – Evite banhos longos e muito quentes

A água quente não é indicada para a saúde da pele. “Isso porque retira parte da camada protetora da epiderme, o que provoca ressecamento, coceira e um aspecto mais áspero na pele”, descreve.

2 – Não exagere na limpeza

Como a pele já fica mais ressecada durante o outono e o inverno, o ideal é não lavar o rosto mais de duas vezes ao dia. Karla explica:

“O excesso da higiene facial altera o nível de proteção da pele e gera um aumento da produção de oleosidade. Aumentando a oleosidade, a pele fica mais suscetível ao ressecamento por um ‘efeito rebote’”, comenta.

“Evite também se ensaboar demais e usar buchas, que também contribuem para alterar a composição do manto hidrolipídico. O manto é um hidratante produzido pelo organismo para proteger a pele”, acrescenta.

3 – Capriche na hidratação do corpo inteiro

Um truque para ter uma pele sempre macia é adicionar um pouco de óleo ao seu hidratante preferido.

“O óleo pode ser de sua preferência. Com essa misturinha, o hidratante vai repor a água perdida e o óleo não vai deixar essa água sair, deixando a pele mais hidratada.”

4 – Não deixe de lado o uso do protetor solar

Muita gente abandona o protetor solar durante o inverno porque pensa que sua aplicação não é necessária em dias nublados e chuvosos. Mas, segundo a dermatologista, o uso do protetor deve ser diário. 

“O sol pode estar com raios mais enfraquecidos ou até escondidos por trás das nuvens, mas ele ainda está presente, impactando a saúde da sua pele sem que você perceba. Além de aplicar no rosto, também passe o produto em regiões como o pescoço, orelhas, nuca e dorso das mãos”, recomenda.

5 – Cuide da alimentação

Alguns alimentos são super benéficos nessa época do ano, de acordo com a profissional. 

“O ideal é comer hortaliças e vegetais como brócolis, repolho e cenoura, além de frutas ricas em vitamina C, como morango, laranja, mexerica e limão. São alimentos que neutralizam os radicais livres, prevenindo o envelhecimento da pele”, aconselha.

“As oleaginosas, como castanhas, nozes e amêndoas, também devem ser consumidas nesse período, pois são fontes de vitamina E, selênio e antioxidantes – importantes aliados para manter a pele saudável e bonita.” 

A dermatologista também chama a atenção para alimentos que contêm isoflavonas na composição, como semente de linhaça e farinha de soja. “Por serem substâncias que evitam o ressecamento e melhoram a elasticidade da pele, são itens incríveis para serem acrescentados à dieta nessa época.”

6 – Reforce o cuidado dos lábios

A hidratação dos lábios costuma ser negligenciada com frequência, mas é no inverno que ela se torna mais constante. “Intensifique os cuidados nessa região do rosto. Para evitar a descamação e possíveis fissuras labiais, aposte em um hidratante labial com FPS para manter os lábios sempre saudáveis”, indica.

7 – Aproveite para intensificar os tratamentos

O inverno é o momento ideal para realizar alguns tratamentos dermatológicos que requerem que o paciente evite a exposição ao sol. 20

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *