UEA lança cursos de Especialização em Produção de Eventos e Produção Cultural

A Universidade do Estado do Amazonas (UEA) lançou nesta terça-feira (25/05), durante live no canal do YouTube, os editais dos cursos de Pós-Graduação em Gestão e Produção de Eventos e em Gestão e Produção Cultural. As inscrições para ambos os cursos iniciam na quarta-feira (26/05) seguem até o dia 25 de junho. Em cada curso, serão ofertadas 60 vagas de ampla concorrência.

Para a coordenadora pedagógica do curso de Pós-graduação em Gestão e Produção de Eventos, professora Cláudia Menezes, o desejo da Universidade de ofertar esse curso é antigo.

“Como fundadora do Cerimonial da UEA, é mais do que um prazer saber que essa sementinha, que eu plantei há anos, está se tornando uma floresta linda. Com certeza vai ser uma turma que vai pensar junto com a gente inovações, não só do mercado de eventos, mas da cultura como um todo”, observa a coordenadora.

O vice-reitor da UEA, professor Cleto Leal, enfatiza que o lançamento dos cursos é uma ocasião importante, diante da situação do Turismo no cenário pandêmico.

“Destaco que as áreas da produção cultural e produção de eventos foi muito prejudicada. Por isso, parabenizo todo o corpo técnico, a gestão, os serviços voluntários. Estamos nos adaptando, e com certeza essa ferramenta vai ser necessária para as nossas atividades, mas também vai ser um desafio de entregar a qualidade do presencial nos eventos on-line. Como vamos transformar a sociedade com todas as dificuldades? Para isso, o papel do professor é preponderante. Não há outra forma de trazer qualquer benefício para a sociedade senão através da educação”, aponta o professor.

O coordenador do curso de Pós-Graduação em Gestão e Produção Cultural, professor João Fernandes Neto, é egresso da UEA e reconhece o valor da ciência para avanços na sociedade.

“Hoje é um dia muito especial para a Universidade. Estamos aqui falando do mercado de trabalho, na qual temos a competência e investimento para devolver à sociedade formação, capacitação e ciência. Esse é o papel da Universidade: pensar em ensino, pesquisa e extensão. É fundamental acreditar no nosso serviço enquanto universidade, há mais de 20 anos pensando e fomentando esse trabalho. Eu sou ex-aluno, atualmente sou professor na casa e levanto a bandeira de pensar nos nossos alunos e em outros profissionais no mercado”, destaca.

O evento virtual de lançamento contou com a participação da pró-reitora de Interiorização, professora Samara Barbosa; da coordenadora geral lato sensu, professora Thalyta Mariany Lopes, ao representar a pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação, Maria Paula Gomes Mourão; além do diretor da Escola de Artes e Turismo (Esat/UEA), professor Fábio Carmo.

Sobre os cursos – Os cursos de Pós-Graduação em Gestão e Produção de Eventos e em Gestão e Produção Cultural, com duração de 18 meses realizada na modalidade híbrida, são ofertados pela Esat/UEA. As inscrições para ambos os cursos iniciam nesta quarta-feira (26/05) seguem até o dia 25 de junho.

O objetivo da Pós-Graduação em Gestão e Produção de Eventos é oportunizar o estudo, debate e reflexão sobre questões emergentes do mercado de eventos, através do conhecimento técnico e metodológico da área. O curso fomenta valores éticos capazes de integrar a sociedade e o mercado de trabalho, além de aprimorar a qualidade dos recursos humanos ligados à atividade turística na região amazônica.

Durante a oferta, o conteúdo ministrado aos alunos irão contemplar assuntos voltados à metodologia do trabalho científico, planejamento e organização de eventos, marketing, assessoria de imprensa entre outros.

Já o foco da Pós-Graduação em Gestão e Produção Cultural é qualificar profissionais para atuarem como gestores culturais nas esferas pública e privada. Incentiva a visão crítica, global, estratégica, empreendedora e ética a partir de planejamento e avaliação de programas, projetos e políticas culturais. Este vai abordar na oferta de conteúdo assuntos relacionados ao contexto cultural brasileiro, economia, estratégias criativas, noções básicas de Direito Cultural, empreendedorismo cultural e outros.

O curso de Gestão e Produção de Eventos é destinado a egressos de cursos de graduação em Turismo, Hotelaria, Administração, Economia, Geografia ou áreas correlatas, enquanto o de Pós-Graduação em Gestão e Produção Cultural tem como público-alvo pessoas graduadas em Música, Teatro, Cinema, Comunicação, Museologia, Ciências Sociais, História, Filosofia, Economia, Direito, Administração entre outras áreas. Para cada curso, serão disponibilizadas 60 vagas para livre concorrência.

Para mais informações, basta conferir os editais pelos links abaixo:

Edital Especialização em Gestão e Produção de Eventos: https://selecao2.uea.edu.br/?dest=info&selecao=3721

Edital Especialização em Gestão e Produção Cultural: https://selecao2.uea.edu.br/?dest=info&selecao=3701

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *