Semtepi abre ‘Mês do Trabalhador’ com parcerias que vão gerar qualificação profissional

Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal do Trabalho, Empreendedorismo e Inovação (Semtepi), realizou na manhã desta terça-feira, 4/5, a abertura do “Mês do Trabalhador”, promovendo um café de negócios com os servidores da secretaria no posto do Sine Manaus, localizado na avenida Constantino Nery, 1.272, bairro São Geraldo, zona Centro-Sul. Em pauta, os editais de qualificação profissional, previstos para serem lançados neste mês disponibilizando 500 vagas de cursos profissionalizantes.

Os cursos serão oferecidos em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e o Instituto de Educação Professor Marchelli de Almeida Crispim (Iemac), destinados a jovens com idade superior a 14 anos e outras cem vagas em oficinas voltadas às mães, já na próxima segunda-feira, 10/5.

A abertura contou com a presença do secretário da Semtepi, Radyr Júnior, o subsecretário de Assuntos Operacionais, Gustavo Igrejas, o diretor geral da Iemac, Marchelli Crispim, para celebrar a assinatura de um acordo de cooperação técnica entre os órgãos.

Para Radyr Júnior, a oferta de cursos surgiu da necessidade encontrada no Sine Manaus, onde muitas vezes há vagas disponíveis, mas falta mão de obra qualificada que atenda as exigências feitas pelas empresas.

“Em meio à crise, fomos buscar parceiros extremamente categorizados para fazer essa troca que, certamente, é muito importante e positiva para quem tem interesse e busca melhorar suas qualificações. Realizamos uma pesquisa no Sine Manaus, para verificar os principais cursos desejados e estamos buscando parceiros para atender cada vez mais a população de Manaus”, explicou.

Nos 100 primeiros dias de gestão do prefeito David Almeida, a Semtepi já ofertou quase 900 vagas de emprego e iniciou o mês do trabalhador com a oferta de 143 oportunidades. A ideia é gerar mais parcerias para a recolocação dos trabalhadores no mercado de trabalho.

Além da oferta de vagas de emprego, haverá um ciclo de palestras on-line todas as segundas-feiras; palestras presenciais para quem for ao Sine Manaus todas as terças e sextas-feiras. Uma série voltada ao trabalhador e empregador estará disponível nas redes sociais da Semtepi, com depoimentos de empregadores que geraram oportunidades e de pessoas que foram recolocadas do mercado, além da realização de feiras de artesanato dentro de empresas do Polo Industrial de Manaus.

Seguindo as diretrizes do prefeito David Almeida, a Semtepi tem a missão de valorizar trabalhadores de todas as classes e áreas trabalhistas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *