Apenados do regime aberto do Amazonas passam a ser assistidos pelo programa “Trabalhando a Liberdade”

Apenados do regime aberto passarão a ser assistidos pelo programa de ressocialização “Trabalhando a Liberdade”, implantado pelo Governo do Amazonas. A partir da próxima segunda-feira (26/04), a Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap) dará início a um processo de cadastro que facilitará as oportunidades de emprego dirigidas a esse público.       

Os apenados do regime aberto devem se dirigir à Casa do Albergado de Manaus (CAM), no prédio Cônego Gonçalves de Azevedo, rua Gabriel Salgado, Centro de Manaus, munidos dos documentos originais de RG, CPF e comprovante de residência. Também é imprescindível que o apenado leve consigo o RG, CPF e a conta bancária de um familiar, além da comprovação do vínculo. 

O secretário da Seap, coronel Vinícius Almeida, faz um balanço e relembra a trajetória do processo de ressocialização dos apenados. “O ‘Trabalhando a Liberdade’ iniciou em 2019, com a capacitação e a busca por trabalho para reeducandos do regime fechado. Posteriormente, quando o interno cumprir parte de sua pena e ganhar a progressão de pena, ele vai para o semiaberto onde a Seap, no ano passado, iniciou um processo de inclusão deles no mercado de trabalho, com oportunidades de emprego e capacitação”, explicou o secretário, ao acrescentar que o trabalho continuou.

Segundo Almeida, a próxima fase consiste na ampliação do programa para o regime aberto, considerada a última progressão de regime do apenado antes de sua reinserção na sociedade. “Esse ato encerra um ciclo dos apenados dentro do sistema prisional do Amazonas”, disse.

A Casa do Albergado funcionará para atendimento ao público interessado de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h. Para outras informações, os interessados poderão entrar em contato com o setor pelo whatsapp: (92) 99140-1087 ou ainda com a Gerência de Trabalho e Renda (GTR), por meio do whatsapp: (092) 98524-1026; ou pelo e-mail: gtr@seap.am.gov.br.

Banco de Currículos – Os apenados cadastrados, que se encaixarem no perfil das vagas de emprego já existentes, serão chamados para comparecimento na GTR, localizada na avenida Torquato Tapajós, Colônia Terra Nova, zona norte de Manaus. Todos que comparecerem para o cadastro terão seus dados reservados no projeto “Banco de Currículos” para novas oportunidades.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *