Manaus já aplicou 91% das primeiras doses de vacina contra a Covid-19 recebidas do Ministério da Saúde

Prefeitura de Manaus aplicou, até o momento, 91% do total de 305,9 mil doses de CoronaVac e AstraZeneca enviadas pelo Ministério da Saúde (MS) para vacinar os grupos prioritários com a primeira dose contra a Covid-19, na capital. A informação, consolidada pela Divisão de Imunização da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), com dados atualizados até o último dia 14/4, mede o ritmo de utilização das vacinas nas populações contempladas pela campanha, incluindo idosos, trabalhadores da saúde, indígenas aldeados e pessoas com doenças preexistentes que têm maior risco de morrer se forem infectadas pelo novo coronavírus.

“Estamos fazendo o dever de casa, de forma rápida, organizada e transparente; e esses números confirmam que Manaus segue como exemplo na condução da campanha de vacinação, destinando de imediato as doses de vacina recebidas e remanejando doses para avançar nos grupos prioritários, como é o caso dos portadores de comorbidades de 18 a 59 anos, que começamos a vacinar muito antes de qualquer outra capital”, destaca o prefeito David Almeida.

De acordo com David, além da campanha seguir com rapidez, o município está cumprindo as metas em todos os grupos atendidos, com mais de 90% de pessoas vacinadas, por segmento. “A cada semana a Semsa define um novo calendário de vacinação que leva em conta as doses disponíveis, a quantidade de pessoas já vacinadas por grupo e a ordem de atendimento de acordo com critérios técnicos”. 

O estudo da Semsa também aponta que o município já usou 52% das 164 mil doses de CoronaVac destinadas à segunda dose. “O saldo restante está reservado para os usuários que vão chegar, nesta e nas próximas semanas, ao prazo de 28 dias para completar o esquema de vacinação”, explicou a secretária municipal de Saúde, Shádia Fraxe.

A secretária ressaltou que o levantamento feito pela Divisão de Imunização mostra, ainda, que no saldo de segundas doses de CoronaVac ainda não aplicadas estão 6,1 mil referentes aos 3,7% de usuários que não compareceram aos postos de vacinação no prazo de 28 dias. Segundo ela, a Semsa tem insistido na convocação desse público, uma vez que não há comprovação de eficácia da vacina com apenas uma dose.

 “Também ainda não há estudos que demonstrem o grau de eficácia dos imunizantes se a segunda dose for aplicada fora do prazo recomendado pelos laboratórios. De qualquer forma, a recomendação dos fabricantes é que o usuário complete o esquema de duas doses, mesmo após o prazo inicial”, explica Shádia.

Outra informação incluída no balanço de aplicação de doses é que, até o momento, o município recebeu apenas 30 mil doses da vacina de Oxford/ AstraZeneca para aplicação de segunda dose, que só começam a ser aplicadas a partir do dia 22 de abril, porque o prazo entre doses, no caso específico deste imunizante, é de 84 dias, e as primeiras doses começaram a ser aplicadas no dia 29 de janeiro.

As 12 remessas de vacina recebidas, até o momento, pelo município, somam 500.012 doses, sendo 343,2 mil de CoronaVac/Butantan e 156,7 de AstraZeneca/Oxford, incluídas as primeiras e as segundas doses.

Shádia informa que os dados de vacinação de Manaus são enviados diariamente pelo Departamento de Tecnologia da Informação da Semsa à Rede Nacional de Dados da Saúde (RNDS), de acordo com as regras do DataSUS (sistema de informática do Ministério da Saúde), para publicação adequada. “Os dados também estão resumidos no Vacinômetro municipal, que é atualizado quase em tempo real e pode ser acessado por qualquer pessoa interessada em acompanhar o andamento da vacinação contra a Covid-19 na nossa cidade”, observa a secretária. 

Dados da plataforma, da manhã desta sexta-feira, 16/4, mostram que já foram aplicadas em Manaus 378,3 mil doses de vacina, das quais 287 mil primeiras doses e 91,2 mil segundas doses.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *