Alunos do CMPM III conquistam medalhas na Olimpíada Nacional de Robótica

Alunos do 3º Colégio Militar da Polícia Militar (CMPM III) – Escola Estadual Waldocke Fricke de Lyra conquistaram medalhas de ouro, prata, bronze e menção honrosa na modalidade teórica das Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR), que aconteceu nos dias 10 e 11 de dezembro de 2020, e 22 de janeiro de 2021. Noventa alunos da unidade de ensino participaram das provas, realizadas na modalidade on-line. O resultado foi anunciado no dia 1° de março.

Em meio às restrições decorrentes da pandemia de Covid-19, quatro alunos conseguiram superar as dificuldades e se destacaram na competição nacional. São eles: Levy Gabriel de Souza Bezerra, de 15 anos, aluno do 1º ano, que conquistou a medalha de ouro; Felipe Vieira Solart, 16, do 2º ano, com a medalha de prata;  Alan Alves Medeiros, 11, do 6º ano, medalha de bronze; e Yuri Silveira de Carvalho, 13, que receberá a comenda de Honra ao Mérito.

A olimpíada científica aconteceu em duas fases, a primeira nos dias 10 e 11 de dezembro com estudantes do Ensino Médio (5° ao 9° ano) e a segunda fase nos dia 22 de janeiro de 2021. O evento é realizado em seis níveis, com categorias definidas conforme a escolaridade dos participantes, e acontece em duas etapas, executadas em uma única fase para os níveis 0 a 4, e em duas fases, para o nível 5.

A competição é tradicional no colégio, que já participa das categorias desde o ano de 2013, e exige muita dedicação dos estudantes. Segundo o diretor da unidade educacional, major Idevandro, o tempo de preparação e dedicação quase integral é de um a dois meses antes das datas previstas do evento. No decorrer dos oito anos de participação, vários projetos teóricos e práticos foram apresentados à OBR. A cerimônia para a congratulação dos medalhistas será definida pela comissão organizadora logo após o recebimento das insígnias.

A elaboração das provas tem como base o “Manual de Estudos” da modalidade, com o qual professores e pesquisadores de diversas instituições de ensino definem o que será aplicado simultaneamente aos participantes de todo o país. Os melhores alunos recebem medalhas de ouro, prata, bronze e honra ao mérito, conforme o desempenho de nível nacional.

Atualmente, os jovens estudantes do CMPM III estão em ritmo acelerado de preparação para participar do torneio de “Robótica da Lego”, conhecido como First Lego League (FLL). O evento é organizado pelo Serviço Social da Indústria (Sesi) e acontecerá nos dias 23 e 24 de abril deste ano, também on-line.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *