Prefeitura de Manaus garante funcionamento da Educação Especial de forma remota

Mesmo com atividades voltadas para a educação acontecendo de forma remota por conta da pandemia da Covid-19, a Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), tem garantido o funcionamento da Educação Especial, conforme determinação do prefeito David Almeida. Os profissionais da Gerência de Educação Especial  (GEE) e do Centro Municipal de Educação Especial (CMEE) André Vidal de Araújo, trabalham nas oficinas e programas on-line atendendo os mais de seis mil estudantes inclusivos, matriculados no município.

Responsável pelos atendimentos nas unidades escolares, a GEE tem mantido o trabalho com assessoramento pedagógico, oferecendo os serviços das salas de recurso e da Educação de Jovens e Adultos (EJA) Inclusivo, de forma remota. Além disso, a gerência tem realizado formações com os professores que atuam nessa modalidade de ensino, sendo que nos dias 8 e 9 de março, acontece com todos os professores que atuam nessa modalidade e no dia 12 com os professores novatos.

De acordo com a gerente da GEE, Francemary Maia, este ano a Educação Especial está preparada para o atendimento on-line com os alunos que estão assistindo às aulas como se estivessem frequentando as salas de recurso.

“Nosso trabalho de assessoramento também está sendo feito, via teletrabalho. Nossos encaminhamentos estão de acordo com as orientações da secretaria, dentro das nossas perspectivas de funcionamento, para que nossos alunos sejam beneficiados e tenham acesso à escola neste ano”, completa a gerente.

Já o CMEE é responsável por programas que têm como finalidade trabalhar com recursos e serviços educacionais especiais, organizados institucionalmente para complementar e suplementar a formação do aluno. Para isso, conta com uma equipe multidisciplinar com vários profissionais, entre psicólogos, pedagogos, psicopedagogos, fonoaudiólogos, fisioterapeutas, nutricionistas, educadores físicos e odontólogos.

Presencial

A diretora do CMEE, Reni Formiga, explica que o trabalho presencial vai ser retomado apenas em duas áreas: na terapia e avaliação, ainda assim com número limitado de participantes por turno.

“Dia 8 de março voltaremos de forma escalonada atendendo quatro alunos, dois por turno. A grande maioria da equipe multiprofissional que vem fazer a avaliação já foi vacinada pela secretaria em que elas trabalham no contraturno. As demais que ainda não foram vacinadas terão todos os cuidados, atendendo a todas as determinações da Saúde. Todos os programas estão funcionando de forma remota, o único atendimento presencial será de avaliação e terapia, um em cada horário”.

Além disso, o CMEE tem disponibilizado seus profissionais para palestras e formações, tanto para a GEE quanto para as escolas que solicitam, via sistema. Dessa forma, os estudantes, os pais, professores e a comunidade escolar continuam sendo atendidos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *