Prefeitura de Manaus impulsiona alta do Amazonas no ranking nacional da vacina contra a Covid-19

Em matéria publicada no site da “Veja”, desta quarta-feira, 3/2, o Amazonas é destaque como um dos Estados que mais acelerou os processos de vacinação contra a Covid-19, na última semana. Em Manaus, de 19 a 31 de janeiro eram 15.627 vacinados e de 31 de janeiro a 3 de fevereiro o total de imunizados em apenas quatro dias, saltou para 18.853, totalizando 34.480 pessoas vacinadas na capital, pela Prefeitura de Manaus.

Na reportagem, os números chegam a 63 mil doses aplicadas em todo o Estado e um crescimento de 668,2%, desde que a situação foi regularizada. No entanto, em dados atualizados, esses números são ainda maiores e o quantitativo alcança 79.844 com destaque para Manaus. Ou seja, quase 50% das pessoas vacinadas no Estado foram imunizadas na capital.

Os números refletem o empenho do prefeito David Almeida em acelerar a imunização de todos os 2,2 milhões de manauaras e neste primeiro momento, cumpre o que preconiza o Ministério da Saúde em priorizar a vacinação para os trabalhadores da saúde e pessoas idosas. Os dados estaduais são registrados pela Fundação de Vigilância em Saúde e os específicos da capital estão publicados no site da Transparência Covid-19 (https://vacinometro.manaus.am.gov.br/view/), lançado pelo chefe do Executivo, na última sexta-feira, 29/1, para garantir a transparência em todo o processo.

“Não estou para brincadeira. Meu objetivo é acelerar cada vez mais o processo de vacinação em Manaus, para que no menor tempo a gente imunize mais e mais pessoas com a primeira dose da vacina. Hoje na cidade, temos dez pontos de vacinação, que funcionam com muita organização nas modalidades drive-thru e fixo e vou implantar mais. Na zona rural, o trabalho já iniciou e os idosos dessa região, também estão sendo vacinados, assim como os povos indígenas”, enfatiza o prefeito David Almeida.

Na terça-feira, 2/2, a prefeitura alcançou a marca de 9.765 pessoas imunizadas em um só dia, entre profissionais da saúde e idosos a partir de 75 anos de idade, segundo dados da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa). O registro foi o maior em apenas um dia, desde o início da campanha de imunização.

Distribuição no Estado

Até o momento, de acordo com a FVS-AM, o Amazonas recebeu 459.420 doses de vacina contra a Covid-19; destas, 453.479 foram entregues e 5.445 ainda estão a ser entregues.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *