Beleza Inclusiva é o propósito comum entre as prateadas e as novas gerações

Pesquisa exclusiva da MV Marketing revela o que as mulheres maduras buscam com o lançamento da programação Beleza Pura 2021 e o Manifesto Beleza Inclusiva Hype50+

Há três anos, o movimento Beleza Pura Hype50+ promove pesquisa, relacionamento e eventos para entender, divulgar e destacar a beleza da mulher madura. Celebrado sempre em 8 de março, Dia Internacional da Mulher, o evento lança os principais temas e assuntos envolvendo beleza, que são selecionados pelas mulheres com idade a partir de 50 anos. E o grande destaque de 2021 será a Beleza Inclusiva.

A MV Marketing, agência de marketing digital especializada no público prateado, realizou uma pesquisa, em janeiro deste ano, com mais de 80 participantes do movimento, a qual concluiu que este será o tema central da edição 2021. A mesma pesquisa ainda apontou que os assuntos escolhidos pelas maduras estão alinhados com as principais tendências mundiais para os próximos 12 meses. Saiba quais são eles:

●      Alimentação saudável

●      Beleza natural

●      Terapias para equilíbrio emocional, autoestima e autocuidado

●      Cuidados com a pele e com o cabelo

●      Cosméticos para pele madura

“O autocuidado, que envolve corpo, mente e autoestima, está relacionado com a alimentação e a adoção de hábitos mais saudáveis, com produtos naturais e sustentáveis. E a Beleza Inclusiva é uma tendência observada entre as prateadas e as novas gerações, explica Bete Marin, Sócia e Cofundadora da MV Marketing, líder do Beleza Pura e Cofundadora do Hype50+.

Ao fazer uma comparação geracional, nota-se que as mulheres de todas as idades têm demonstrado cada vez mais que a indústria da beleza deve e pode fazer melhor em termos de diversidade, inclusão intersetorial e intergeracional. “A busca pela representatividade e autenticidade, que vem sendo utilizada pela indústria de marketing, agora precisa ser mais inclusiva e deixar de ignorar as mulheres maduras”, enfatiza Bete.

Apenas no Brasil são mais de 29 milhões de mulheres com mais de 50 anos. Essa geração de brasileiras é formada por baby boomers – nascidas entre 1946 e 1964 – que têm entre 57 e 75 anos. Agentes de grandes transformações econômicas e sociais no mundo, as maduras são ativas: 9 em cada 10 brasileiras com mais de 55 anos têm renda própria, ganham mais do que a média da população e gastam mais com elas mesmas. Para 83%, a beleza é importante; 80% consomem cosméticos; e 90% não se sentem representadas na comunicação das marcas de cosméticos. Além de figurarem entre as principais consumidoras no país, protagonizando um movimento que tem conferido um novo significado ao envelhecer.

O evento Beleza Pura 2021

A proposta de criar um evento para celebrar a beleza das mulheres maduras é uma resposta a uma sociedade que precisa enxergar o potencial dessas brasileiras. No último ano, os resultados indicaram que a iniciativa foi muito assertiva.

Para 2021, a consultoria Hype50+ realizará uma nova versão do Beleza Pura. Tradicionalmente presencial, este ano será no formato híbrido, com conteúdos durante todos os meses, através das plataformas digitais da Unibes Cultural e do Beleza Pura.

O lançamento será no dia 8 de março, em que é comemorado o Dia Internacional da Mulher. Nos formatos de workshops, oficinas, reality shows, palestras e exposições, serão abordados temas como alimentação saudável, beleza natural, terapias para equilíbrio emocional, autoestima e autocuidado, cuidados com a pele e com o cabelo e cosméticos para pele madura.

“O Beleza Pura é um projeto amplo, uma fonte de inspiração para as mulheres maduras e para as marcas que querem, genuinamente, dialogar com elas. O propósito é engajar profissionais do mundo da beleza a ensinarem e a aprenderem com essa consumidora. A MV Marketing, por sua vez, tem investido em produzir conteúdo relevante sobre essa mulher e criar formas de combater a invisibilidade – que é uma queixa permanente delas. Essa é a visão que permeia o evento e todas as ações que envolvem a iniciativa”, detalha Bete Marin.

A curadoria do evento Beleza Pura reúne profissionais de diversas faixas etárias em diferentes áreas: indústria da beleza e da moda, terapeutas, nutrólogas, psicólogas e demais especialistas e empreendedoras que atuam com beleza feminina e mercado de consumidores 50+. O público-alvo são as homenageadas: mulheres formadoras de opinião e influenciadoras digitais com mais de 50 anos, além de profissionais de indústrias e serviços interessadas na temática.

Para entender melhor os desejos e necessidades das mulheres maduras no Brasil, a MV Marketing faz um apelo para a indústria da Beleza e da Moda por meio do Manifesto Beleza Inclusiva inspirado nos diálogos das embaixadoras do Beleza Pura:

Conheça o Manifesto Beleza Inclusiva Hype50+

Somos filhas da esperança que tomou conta do mundo depois da segunda guerra.

Mas logo entendemos que se ficássemos esperando, nada aconteceria.

Fizemos e testemunhamos inúmeras revoluções.

Uma delas pregava um mundo de paz, amor, drogas e rock’n’roll. Essa era um sonho e logo acabou.

Outra instaurou uma ditadura no Brasil. Essa era um pesadelo e ainda levaria um bom tempo pra acabar. 

Mas teve uma que começou no silêncio de um laboratório. 

Sem protestos em praças nem pichações nas paredes, a pílula anticoncepcional gerou uma bela de uma revolução. E essa sim, mudaria nossa vida pra sempre.

Ela fez surgir uma nova mulher em nós. Dona do seu corpo e do próprio desejo. 

Não demoraríamos a tratar de ser donas das próprias vidas.

Ainda bem que ninguém disse que ia ser fácil. 

Bastou entrar no mato pra ver como ele era fechado pra nós. 

Naquele mundo, a nós era dado ser carinhosa, meiga, companheira. Era dado ser o esteio, apoiar e incentivar. Mas o sucesso e a felicidade de outras pessoas, não os nossos.

Precisávamos mudar nosso lugar e nosso papel na sociedade. E mudamos.

Somos brasileiras e hoje temos mais de 50 anos. 

E se você acha que o que a gente quer é sossego, se enganou meu bem.

Estamos por aí cheias de vida, de projetos, de desejos, de vontade. De histórias pra contar.

E tem mais. Coisa pra mudar é o que não falta.

Uma que precisa de transformação urgente é o jeito como o mundo nos vê. 

O que é a forma como a publicidade nos retrata, gente? Como assim?

Em primeiro lugar. Não queremos ter o rosto e o corpo que tínhamos aos trinta.

Não somos mais as mesmas, trilhamos um longo caminho desde lá. 

Além disso, não temos vergonha de ter envelhecido. Temos é orgulho.

O que nós queremos é que nosso corpo, nossa pele, cabelos, roupas, que nosso estilo reflita a energia e a disposição que temos pra viver. 

Em segundo lugar. Não somos vovózinhas pacatas que só sabem fazer tricô. 

Se uma mulher de 60 anos gostar muito de tricotar, o mais provável é que use esse talento pra complementar a renda mensal. 

E mesmo que não precise, quem foi que disse que a gente não tem vontade de trabalhar?

Ou que não somos boas o suficiente?

Quando o computador entrou nas empresas, nós estávamos lá e o incorporamos no dia a dia.

Quando a internet chegou pra facilitar nossa vida, aderimos à internet. 

Toda a vida funcionamos bem em rede. Pode ver, nós estamos bem presentes por lá.

O que talvez não tenhamos muito é tempo a perder. 

Quando isso acontece, tudo o que se quer e precisa é aproveitar ao máximo o que se tem. 

Aproveitar bem aproveitado mesmo.

Só está faltando a publicidade e as marcas enxergarem isso.

Somos o movimento Beleza Pura. Somos mulheres que adoram viver. Mas viver na nossa melhor forma. Sendo exatamente quem somos. Fazendo exatamente o que queremos e gostamos de fazer. Tivemos bastante tempo para aperfeiçoar nossas escolhas e preferências. A gente sabe muito bem o que quer.

Sobre a MV Marketing

Uma agência digital disruptiva na economia prateada que iniciou sua operação em 2020, após dois anos como Spin-off do Hype50+, sob o comando de Bete Marin e de Camilla Alves, duas mulheres que têm em comum a paixão pela tecnologia, guiada por dados, foco em resultado e comprometimento com a comunicação inclusiva. Esta é a MV Marketing, especializada e pioneira no mercado prateado.

Ao acreditar na inclusão e na diversidade como peças fundamentais para uma sociedade justa e equilibrada, tem como seu propósito dar visibilidade aos consumidores maduros que se sentem excluídos das estratégias de marketing e, dessa forma, entregar resultados para os clientes.

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