Curso EaD do Comitê Paralímpico Brasileiro terá mais aulas e novos recursos de acessibilidade

O Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), por meio da sua área de Educação Paralímpica, lançou nesta quarta-feira, 20, uma atualização do curso “Movimento Paralímpico: Fundamentos Básicos do Esporte”, que é oferecido no formato de ensino à distância (EaD) e de maneira gratuita. 

  O programa de Educação Paralímpica é um dos pilares do planejamento estratégico do CPB e tem como um dos seus objetivos promover cursos gratuitos online e presenciais para profissionais de Educação Física de todas as regiões do Brasil.

 O curso EaD, voltado para profissionais que atuam com a Educação Física em redes de ensino e têm foco escolar, ganhou dois novos módulos de formação e terá carga horária de quase 50 horas. Também terá agora recursos de acessibilidade, como audiodescrição em vídeos e fotos legendadas, como outras novidades. 

 “O esporte é vital na vida de qualquer pessoa com deficiência, e oferecer condições para que ela seja introduzida de forma adequada às modalidades já na fase escolar é um dos nossos objetivos. Ao oferecermos capacitação aos profissionais da educação, contribuiremos com o desenvolvimento do desporto paralímpico e, consequentemente, do nosso país”, afirma Mizael Conrado, bicampeão paralímpico de futebol de cinco em Atenas 2004 e Pequim 2008, e recém-reeleito presidente do CPB.

 Com a atualização, o EaD Movimento Paralímpico terá seis módulos no total. Entre as novidades, haverá conteúdos sobre os esportes na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), prevista na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional e no Plano Nacional da Educação, além de informações sobre a estrutura, programas e ações do CPB. Também houve atualização no módulo sobre Classificação Esportiva.  

Desde o lançamento da primeira versão do curso, em fevereiro de 2019, o CPB já certificou mais de 16 mil profissionais de Educação Física de 2,6 mil cidades do Brasil. 

 Além da formação EaD, o CPB oferece ainda qualificações online e gratuitas de arbitragem e habilitação técnica em atletismo, natação e halterofilismo e turmas presenciais em áreas como classificação, gestão, fisioterapia, iniciação, além de arbitragem e habilitação técnica. As aulas presenciais devem ser retomadas após o fim da pandemia, porém, sem data definida.  Tanto os cursos online quanto os presenciais são lecionados por profissionais do CPB com ampla experiência e vivência prática nos temas ou áreas ofertados para formação. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *