ARTIGO – As ideias que compartilhamos

Não é uma despedida. É um até mais. Como homem público, no ano passado eu comecei a escrever artigos em jornais e portais sobre o dia a dia de Manaus e do Amazonas, a fim de expor ideias e soluções a respeito dos desafios da nossa população. Hoje, assino o último artigo antes do processo eleitoral deste ano, por meio do qual colocarei o meu nome à disposição de Manaus como candidato a prefeito da cidade.

Antes da parada técnica eleitoral, quero aproveitar o espaço para lembrar que, ao longo de um ano, venho falando da Manaus com que sonhamos e pela qual trabalhamos a partir do fortalecimento da Zona Franca. Mais do que prorrogação dos incentivos fiscais, nós defendemos o respeito dos brasileiros ao modelo econômico, que tem feito o seu papel como gerador de renda, tributos e foi além. Se tornou uma das maiores iniciativas de preservação ambiental do mundo. A ZFM é essencial para a proteção do patrimônio Amazônia.

Lembro que, por aqui, reforçamos a defesa ao Fundeb, pela valorização dos professores, pedagogos e demais profissionais da educação. Recordamos ainda que, quando estive governador do Amazonas, em 2017, pude abrir a caixa preta do fundo e pagar o maior abono da história no Estado. Hoje, enfim, essa ferramenta está incluída na Constituição Federal, e o volume de recursos para o Amazonas deve aumentar a partir de 2021, até 2026.

Entre outros temas importantes, discorremos sobre o ISS de novos serviços tecnológicos, que são executados em Manaus, mas que o tributo é arrecadado pelas cidades onde estão os escritórios de aplicativos e de serviços de TV fechada; mostramos a necessidade de combater as fake news (notícias falsas), que levam a sociedade a tomar rumos desagradáveis; e falamos a respeito da maior crise sanitária da nossa história recente, causada pela Covid-19, que hoje, após milhares de vítimas pelo mundo, sinaliza calmaria, enquanto ainda aguardamos a vacina.

Em meio à pandemia e aos cuidados que ela ainda nos cobra, pudemos refletir melhor sobre os pesos e as medidas da nossa atual economia e enxergar com mais clareza a importância de setores essenciais como a saúde e os seus profissionais, que ficaram na linha de frente dessa guerra. Do mesmo modo, os serviços da retaguarda, como os produtores de alimentos e os entregadores que foram essenciais às famílias que buscaram se resguardar nas suas casas.

Nesse período, conseguimos, ainda, trocar muitas ideias sobre saúde, esporte, infraestrutura e educação. Mostramos que o esporte é mais do que lazer, é medida preventiva contra doenças como o diabetes e a hipertensão, por exemplo. Discorremos sobre acessibilidade e o respeito aos heróis invisíveis na nossa sociedade – as pessoas com deficiência -; defendemos a inclusão de psicólogos e assistentes sociais na educação básica; e defendemos a mudança da rodoviária municipal, do local onde está hoje, para o terminal 2 do Aeroporto Eduardo Gomes, que está desativado há três anos. Foram tantas ideais como essas, que agora vamos levar em outras plataformas, no desafio que se avizinha. Até mais, caros leitores!

David Almeida

Deputado estadual da 15ª a 17ª legislatura, governador do Amazonas em 2017 e presidente estadual do partido Avante no Amazonas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *