Prefeitura celebra Dia Internacional da Mulher com ações de saúde e assistência social na Ponta Negra


InícioPrefeitura de Manaus

Prefeitura celebra Dia Internacional da Mulher com ações de saúde e assistência social na Ponta Negra

8 de março de 2020

Durante as atividades esportivas da Faixa Liberada no Complexo Turístico Ponta Negra, zona Oeste, a Prefeitura de Manaus realizou abordagem com entrega de informativos para conscientizar mulheres sobre questões de saúde e cidadania. A ação, além de alusiva ao Dia Internacional da Mulher, celebrado neste domingo, 8/3, é uma prévia da campanha Março Lilás, que será realizada até o fim do mês.

A sensibilização foi coordenada pelo Fundo Manaus Solidária e pelas Secretarias Municipais da Mulher, Assistência Social e Cidadania (Semasc) e Saúde (Semsa), e integra o “Março Lilás”, campanha dedicada à mulher manauara para chamar a atenção sobre a importância dos exames preventivos, em especial o do colo do útero, e também para o combate à violência contra a mulher.

Segundo a secretária da Semasc, Conceição Sampaio, presente na ação deste domingo, a prefeitura tem oferecido diversas ações de saúde e cidadania, inclusive preventivas, prestando orientações nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs), mas é preciso também reforçar o trabalho constante do município no combate à violência doméstica.

“Infelizmente, no Amazonas temos muitas mulheres que acabam morrendo, inclusive por causa do câncer de colo de útero. No Brasil, mais mulheres morrem em função do câncer de mama, mas a nossa realidade aqui é diferenciada. Vamos também focar na sensibilização contra a violência feminina, orientando as mulheres sobre os canais para denúncias e serviços ofertados para elas”, ressaltou Sampaio.

Para a assistente social Daniela Seixas, que corria na pista liberada da Ponta Negra, a sensibilização trata de assuntos de extrema importância para o público feminino. “O dia da mulher é todos os dias, pois passamos por várias situações. Hoje, o dia é dedicado a todas nós, para que seja reforçada essa situação da saúde da mulher e da violência doméstica, tema abrangente por conta das denúncias que tem aumentado. Temos conseguido combater essa prática, com esse tipo de atitude da prefeitura”, destacou.

‘Março Lilás’

A Prefeitura de Manaus lança nesta segunda-feira, 9/3, a programação oficial da campanha Março Lilás. Até o fim do mês, as mulheres terão acesso reforçado às ações de cidadania, exames de saúde, documentação básica, embelezamento e palestras na área da saúde e prevenção a violência doméstica, ofertadas pelo município.

“É o terceiro ano consecutivo na gestão do prefeito Arthur Virgílio Neto e da primeira-dama e presidente do Fundo Manaus Solidária, Elisabeth Valeiko Ribeiro, que temos trabalhado de forma integrada com várias secretarias na campanha Março Lilás. Essa é uma gestão que valoriza as políticas afirmativas para as mulheres”, explicou a vice-presidente do Fundo Manaus Solidária, Mônica Santaella.

Texto – Alexsandro Machado / Semasc

Fotos – Ione Moreno / Semcom

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *